Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022
A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento social e individual são valores humanos fundamentais. Tais valores só vão ser alcançados por meio da capacidade de cidadãos bem informados exercerem seus direitos democráticos e desempenharem um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem de uma educação de qualidade e do acesso livre e ilimitado ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. A biblioteca pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, a tomada de decisão independente e o desenvolvimento cultural de indivíduos e grupos sociais. Ela sustenta sociedades saudáveis baseadas em conhecimento fornecendo acesso e permitindo geração e compartilhamento de conhecimento de todos os tipos, incluindo conhecimento científico e regional sem barreiras comerciais, tecnológicas ou legais. Em todas as nações, mas especialmente nos países em desenvolvimento, as bibliotecas ajudam a garantir que os direitos à educação e à participação na sociedade do conhecimento e da vida cultural da comunidade estejam acessíveis ao maior número possível de pessoas. Este Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura, inclusão e informação, como um agente essencial para o desenvolvimento sustentável, para o desenvolvimento da paz e bem-estar espiritual de todos os indivíduos. Portanto, a UNESCO incentiva os governos nacionais e locais a apoiarem e se engajarem ativamente no desenvolvimento de bibliotecas públicas. Leia o manifesto completo: http://repositorio.febab.org.br/items....
O workshop visa debater de que maneira as bibliotecas podem atuar como espaços de organização, preservação e valorização da história, do patrimônio, da memória e dos saberes locais, discutindo como essas ações são capazes de impulsionar o protagonismo social e comunitário.
Em 2023, o Seminário Internacional Biblioteca Viva chega à sua 14ª edição. Realizado no formato virtual, entre 26 e 30 de junho, o evento trabalha o tema Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO: por que, como e para quem?. O Manifesto é uma declaração de crença nas bibliotecas públicas contemporâneas, destacando a força desses espaços na promoção da cultura e dos conhecimentos, eixos fundamentais para o exercício dos direitos humanos e de um papel ativo de cidadãs e cidadãos na vida social. Desta forma, o 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva tem como objetivo promover diálogos que contribuam para que as missões das bibliotecas, propostas pelo documento, sejam alcançadas.